Conheça um pouco do trabalho da Target Diálogos em benefícios da mediação escolar.
A mediação é um método de resolução consensual, no qual as partes envolvidas num conflito são convidadas ao diálogo, a comunicação, a troca de ideias e a escuta. Temos o mediador como facilitador da conversa.
A sua utilização da mediação no ambiente escolar restaura relações e vínculos entre todos os seus participantes, ou seja, diretores, professores, funcionários, pais e alunos têm um objetivo comum que é o de integrarem um espaço de convivência pacífico e acolhedor.
Quando utilizada na primeira infância a mediação escolar auxilia na formação de indivíduos com auto-estima, preparados para enfrentar seus conflitos de forma estruturada, com protagonismo, respeito.
A mediação e comunicação como ferramentas de formação das crianças, focada ao primeiro setênio ou seja aos 7 anos, época em que as crianças tem “acesso” ao senso de Justiça. Como os educadores podem encorajar e fornecer ferramentas de diálogo voltadas para mediação e aplicáveis para vida.
Há uma grande necessidade de parceria na primeira infância entre a escola, professores e famílias trata-se de uma parceria perfeita para a formação dos seres humanos diferenciados.
Jacques Dellors, no Relatório da Comissão Internacional para o Século XXI – UNESCO, apresentou como pilares da educação:
- aprender a conviver,
- aprender a conhecer,
- aprender a fazer
- aprender a ser.
Estes pilares, portanto, evidenciam a ideia de que a escola é um dos ambientes mais promissores para a disseminação da cultura de paz, pois há nela um vasto campo para o exercício do diálogo em suas diversas relações interpessoais, para a prática da comunicação não violenta e para a aplicação de técnicas e ferramentas para a resolução pacífica de conflitos.
A Mediação Escolar vê o conflito como uma oportunidade de crescimento para todos os que participam desse contexto, possibilitando que estes, a partir do uso de técnicas e ferramentas adequadas, flexibilizem seus posicionamentos e construam soluções que gerem o benefício mútuo.
Podemos apontar inúmeras vantagens para a aplicação do método na escola, dentre elas: a de trabalhar e discutir sobre situações graves, como o bullying e a de promover a facilitação de diálogos, a empatia, a compaixão, o estreitamento dos vínculos, a transparência das relações, o respeito às diferenças e a escuta ativa das necessidades e interesses de cada um.
Uma escola fundada numa cultura de diálogo possui uma visão pedagógica do conflito, estimula o exercício diário da cidadania, dissemina uma postura colaborativa e bem-estar social.
A sua escola é única e a Target sabe disso. Por isso, oferecemos a possibilidade de construção conjunta de um projeto completo de aperfeiçoamento da cultura colaborativa da escola. Nessa possibilidade, todos os conteúdos são apresentados, pouco a pouco, dentro e fora da sala de aula, no momento mais adequado, se tornando parte do dia-a-dia escolar.