O segmento de mediação escolar da Target atua de maneira atenta às novas realidades do ambiente educacional. Com o passar dos anos, o ensino de conteúdos de qualidade nas escolas não tem sido mais o suficiente. Habilidades sociais e emocionais são cada vez mais valorizadas como pauta importante a ser trabalhada no crescimento de crianças e adolescentes e exigidas de adultos tanto na vida pessoal quanto na vida profissional.

A fim de facilitar um maior sentido de cooperação em todos os níveis do ambiente da escola, a Target oferece um amplo formato de atendimento em três pilares: consultoria, treinamento e mediação de conflitos.

Em caráter de consultoria, a equipe especializada em mediação escolar reúne-se com membros da escola e participa de diferentes momentos da instituição, de modo que possa fazer um diagnóstico da forma como a escola trabalha a cultura de paz e auxiliar na elaboração de um plano de ação para que os pontos identificados possam se desenvolver de maneira mais produtiva.

A Target possui um catálogo de treinamentos que podem ser oferecidos na escola, para a equipe docente, para a equipe diretiva, para os pais, para os alunos ou para todo esse grupo, conforme as necessidades específicas e o interesse de cada instituição. Por meio de cursos que desenvolvem os conteúdos específicos de mediação escolar e de temas relacionados à comunicação efetiva, assertiva e empática, bem como ao desenvolvimento colaborativo de soluções, se realiza uma verdadeira melhora no ambiente escolar, aumentando o comprometimento da equipe, de pais e de alunos.

Quando se realizam atendimentos de mediação de conflitos dentro da escola, por outro lado, se permite, por meio da vivência, que a mediação exerça seu papel transformador e educativo. Por meio da experiência prática da equipe de mediadores, se facilita a resolução de disputas que interferem no processo de aprendizagem e aumenta a autoestima de todos os membros da comunidade. Essas controvérsias podem ser específicas, onde o trabalho é o de facilitação direta de um diálogo a respeito de um conflito pontual, ou a partir da utilização de círculos de conversa a respeito de temas conflituosos.

Que tipo de benefícios um programa de mediação escolar pode gerar?

Em um rol não taxativo, uma escola que escolha desenvolver a mediação em sua instituição tem potencial para:

  • Aumentar a sensação de pertencimento com a instituição;
  • Melhorar o ambiente escolar, dentro e fora de sala de aula;
  • Permitir o desenvolvimento de cidadãos críticos e participativos;
  • Melhorar a conexão entre os diversos atores da realidade da escola;
  • Aumentar a frequência e participação dos alunos;
  • Desenvolver habilidades de liderança e resolução de problemas;

Casos que podem ser objeto de mediação escolar?

No caso de um serviço de mediação (fornecido por mediadores externos ou capacitados pela equipe da Target), quase todos os conflitos podem ser submetidos à mediação. Exemplos de conflitos que podem ser trabalhados nesse sentido são casos de conflitos entre professores, pais, direção e/ou alunos; depredação de bens escolares; indisciplina; bullying; dissenso a respeito de avaliações e tarefas; etc.

Há alguns casos graves em que outras medidas precisam ser associadas, como atendimento psicológico, jurídico, ou outro específico que o caso exija. Esse processo, todavia, é extremamente recomendado, pois ajuda a construir soluções através do diálogo e favorece a manutenção do vínculo entre os envolvidos.