Você sabia? As questões consumeristas são os três assuntos mais demandados em todos os tribunais

 

As relações de consumo estão presentes no cotidiano de cada um de nós.

Pessoas consomem desde bens e serviços indispensáveis ao seu sustento, a sua saúde e até produtos considerados supérfluos.
A existência de canais independentes de resolução de conflitos permite ao consumidor escolher em qual esfera ele tentará resolver o seu problema. A escolha de procurar uma solução pacífica com o fornecedor, de ir ao PROCON, Câmara Privada de Conciliação e Mediação ou de recorrer ao Judiciário depende de diversos fatores, tais como, por exemplo: 

1. A probabilidade de sucesso que se pode alcançar em cada um desses canais;  

2. A dimensão do benefício que o consumidor lesado pode obter;  

3. O acesso à informação, obtido especialmente por meio da mídia  

4. Advogados que contribui para o reconhecimento do prejuízo; 

5. Disponibilidade de tempo para fazer valer seus direitos.

Assim, é possível identificar uma mudança de cenário no que diz respeito a relação entre o acesso à justiça e o consumidor, sendo possível verificar um aprimoramento desta relação a partir da resolução pelos meios adequados de solucionar os mais diversificados conflitos. 

Por óbvio, o enorme volume de demandas e os resultados dos julgamentos desfavoráveis às Empresas e Instituições passam a impactar no lucro e começa-se a dar mais atenção para a real satisfação através da mediação, conciliação e negociação. 

Quer saber mais sobre as relações de Consumo e como melhorar esse cenário?
Entre em contato com a Patrícia Coelho, da nossa Diretoria de Mediação:
patricia@targetdialogos.com.br