As relações de consumo estão presentes no cotidiano de cada um de nós.
Pessoas consomem desde bens e serviços indispensáveis ao seu sustento, a sua saúde e até produtos considerados supérfluos.
A existência de canais independentes de resolução de conflitos permite ao consumidor escolher em qual esfera ele tentará resolver o seu problema. A escolha de procurar uma solução pacífica com o fornecedor, de ir ao PROCON, Câmara Privada de Conciliação e Mediação ou de recorrer ao Judiciário depende de diversos fatores, tais como, por exemplo:
1. A probabilidade de sucesso que se pode alcançar em cada um desses canais;
2. A dimensão do benefício que o consumidor lesado pode obter;
3. O acesso à informação, obtido especialmente por meio da mídia
4. Advogados que contribui para o reconhecimento do prejuízo;
5. Disponibilidade de tempo para fazer valer seus direitos.
Assim, é possível identificar uma mudança de cenário no que diz respeito a relação entre o acesso à justiça e o consumidor, sendo possível verificar um aprimoramento desta relação a partir da resolução pelos meios adequados de solucionar os mais diversificados conflitos.
Por óbvio, o enorme volume de demandas e os resultados dos julgamentos desfavoráveis às Empresas e Instituições passam a impactar no lucro e começa-se a dar mais atenção para a real satisfação através da mediação, conciliação e negociação.
Quer saber mais sobre as relações de Consumo e como melhorar esse cenário?
Entre em contato com a Patrícia Coelho, da nossa Diretoria de Mediação:
patricia@targetdialogos.com.br