Você sabia? As ferramentas de autocomposição de defesa do consumidor trataram em 2022 aproximadamente 3 milhões de reclamações de consumidores, com índice de solução acima de 80% de acordos

 

Dados do Relatório “Justiça em Números” do Conselho Nacional de Justiça: CNJ, 2022, apontam que em 2021, o índice de conciliação na fase de execução cresceu para 8,1%, um ponto percentual acima de 2020 – o melhor percentual foi o da Justiça do Trabalho, 12%. Já na fase de conhecimento, o índice de conciliação não retomou os níveis pré-pandemia – foi de 17,4% ano passado, contra 19,8%, dois anos antes. A conciliação na fase de conhecimento atingiu resultados diversos nos juizados e na justiça comum. Enquanto o índice nos juizados especiais foi de 18,5%, o percentual de acordos nas varas foi de 16,7%. 

Os números são mais animadores quando olhamos as ferramentas extrajudiciais para solução de conflitos de consumo. Ao longo de 2022, os órgãos de defesa do consumidor, bem como na plataforma Consumidor.gov.br. tratam aproximadamente 3 milhões de reclamações de consumidores, com índice de solução média de 80% de todos os casos, com setores superando 90% de acordos. 

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