Dados recentes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) indicam que o Judiciário brasileiro lida com mais de 108 milhões de processos judiciais.
O Brasil ultrapassou 200 milhões de habitantes, é possível, por meio de cálculos simples, chegar à conclusão que há praticamente um processo judicial para cada dois brasileiros. A morosidade é inevitável e quem perde nesse jogo é o jurisdicionado, por isso a importância da desjudicialização, escolher outros meios de resolver os conflitos.
Assim, uma reclamação apresentada à ouvidoria de um banco, a um mediador a uma Câmara privada, ao CEJUSC, a uma instituição administrativa, como a PROCON – Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor, também configuram a realização do claiming, perspectiva ampla quanto às instituições capazes de solucionar ou auxiliar na solução dessas experiências lesivas
Essa prática encontra-se no mesmo sentido da expansão da aplicação das vias consensuais verificadas na estrutura normativa da política pública.
Converse melhor com a nossa Diretora de Mediação e Desenho de Solução de Disputa, Patrícia Coelho, e conheça todas as possibilidades para o seu caso:
patricia@targetdialogos.com.br