A mediação empresarial e o “empurrãozinho” trazido pela PANDEMIA, nos últimos 16 meses!

O último ano nos trouxe desafios de toda ordem, mas não podemos deixar de destacar as conquistas e evoluções que foram obtidas no campo da MEDIAÇÃO EMPRESARIAL, da solução dos conflitos on line, de forma rápida, segura e com satisfação do consumidor.

Muitas experiências foram vivenciadas pela TARGET DIALOGOS em nossas mediações on line que cresceram 50% se comparado a 2019. Nossa câmara de mediação privada se destacou, utilizando parcerias importantes no mercado, com intuito de entregar os melhores resultados para nossos clientes com segurança jurídica. Nossas mediações ocorrem dentro dos critérios legais, com grande adesão dos envolvidos.

Investimos em infraestrutura de negociação assistida, Omni Chanel, com parceiros como a Justto www.justto.com.br disponível no mercado, tivemos acesso aos melhores dashboard https://www.pandorareports.com.br e estamos sempre buscando o melhor para nossos clientes, na medida dos nossos desafios.

Alcançamos nossa negociação assistida em processos já judicializados com técnicas de mediação, negociadores treinados para solução do problema e com economia de provisão.

Nossa atuação, vai além de um simples acordo, mais a satisfação do cliente, a desjudicialização e a imagem do nosso cliente perante o Judiciário.

Notamos que o mercado de ODR ( on line dispute resolution), cresceu, foi reconhecido em todos os setores da economia e principalmente pela adesão maciça do judiciário às audiências virtuais, as indicações de casos para as câmaras de mediação, a abertura dos advogados e partes, com segurança e adesão. O Procon trouxe muita evolução também. O ganho de escala e de notoriedade do www.consumidor.gov.br nos permitiu acessar o pré-processual de maneira inteira e com alto índice de resolutividade.

Por outro lado a interpretação de solução On line foi ampliada, o humano está cada vez mais presente no dia a dia das negociações assistidas, podemos até ter uma abordagem remota, mas no final sempre há uma humanização do atendimento, um contato entre as partes, ai está a beleza da ODR.

Dos contratos empresariais, notamos que as relações entre fornecedores, inquilinos, consumidores, trabalhadores, etc, buscaram solução na mediação. Usamos muito a negociação assistida nos contratos de consumo.

Vivemos um momento ímpar de encontro do melhor da tecnologia, com negociação assistida humanizada, com o distanciamento social e o repensar das formas de solução de conflitos.

Notamos que nos últimos 16 meses, principalmente para negociação assistida pela internet, disparadamente o WhattsApp foi o mais utilizado, seja áudio, vídeo ou mensagem de texto, plataformas de conversa/conferência Teams, Zoom, Webex, GoogleMeeting, dentre outros que se prestam a solução dos problemas, colaborando com a não judicialização, sendo que a mediação por este meios estão abarcadas pelo artigo 46, da Lei 13140/2015, com total validade jurídica.

Da nossa experiência com projetos realizados nos últimos meses, a forma de contato preferencial do consumidor, a mais aceita tem sido WhassApp, apesar de termos outras plataformas disponíveis. A praticidade e simplicidade, alcançou um espaço enorme nos últimos 15 meses, e, caberá a nós mantermos o consumidor onde ele quer estar.

Vejam a entrevista anexa, realizada pelo site consumidor moderno. (https://www.consumidormoderno.com.br/2021/06/01/cresce-conciliacao-privada-diminui-publica/)

Outro ponto de destaque que trará ainda mais benefícios para mediação empresarial brasileira é a adesão a convenção de Cingapura datada de 08/06/2021. (https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2021/junho/brasil-assina-a-convencao-de-singapura-sobre-mediacao-internacional).Trata-se de um marco importante para os contratos comerciais do Brasil.

É hora de comemorarmos as escolhas do mercado brasileiro do último ano, tudo que foi conquistado me remete ao Livro Nudge, Richard H. Thaler e Cass R. Sunstein os autores explicam como podemos escolher melhor. É hora de trabalharmos a “arquitetura das escolhas” sem restringir a liberdade dos envolvidos. Que sigamos firmes com propósito de não judicialização e de popularização da mediação empresarial no Brasil.

Concordo com os autores que se propõem a “empurrar”, (encorajar com um empurrãozinho), para se obter os melhores arranjos em termos de arquitetura das escolhas, vejo a pandemia como o empurrãozinho que faltava na mediação empresarial no Brasil.

Fonte original para leitura:  https://www.linkedin.com/pulse/media%25C3%25A7%25C3%25A3o-empresarial-e-o-empurr%25C3%25A3ozinho-trazido-pela-aline

crédito imagem: pixabay – dialogos